Qual o melhor tipo de veículo, com câmbio automático ou câmbio convencional?

Mesmo conhecendo vários tipos de veículos, ainda há quem resista ao câmbio automático, preferindo a sensação de ter total controle do carro que tem o câmbio manual, adequando as marchas de acordo com o trecho. Para quem mora em locais sem grandes congestionamentos e tem verdadeiro gosto por dirigir, o câmbio convencional continua sendo a opção preferida.

Perfeito para quem quer descansar o pé esquerdo, o câmbio automático começou a tomar conta do mercado de automóveis dos Estados Unidos nos anos 40. Em 15 anos, quase todo carro norte-americano possuía transmissão automática.

Mas, afinal, qual a diferença entre o câmbio automático e o câmbio manual?

Para começar, o custo de manutenção do câmbio manual e o consumo de combustível são menores. Em compensação, quem dirige utilizando um veículo com câmbio automático pode sentir o conforto do menor esforço, além de quase nem perceber a troca de marcha enquanto conduz o veículo até o seu destino.

Outra informação importante é que existe a possibilidade de trocar o câmbio automático do seu carro por um câmbio manual ou convencional, mas antes é necessário avaliar corretamente cada caso, porque o sistema de freio funciona juntamente com a transmissão, o que pode inviabilizar a troca.

E aí, qual é o ideal para você? O câmbio automático ou o câmbio convencional?

Compartilhe com a gente a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *