moça como seu primeiro carro

Primeiro Carro: Qual a melhor opção, comprar um carro 0km ou seminovo?

Como todos sabemos, muitas pessoas sonham em ter um bom carro na garagem, mas existem tantas opções no mercado que não é fácil escolher entre um novo ou um usado para ser o primeiro carro.

Muitas pessoas optam imediatamente a novos modelos, principalmente por causa do conforto e dos equipamentos novos. E claro, por tudo ser novo e estar somente à sua disposição. 

No entanto, outros aspectos precisam ser avaliados. Afinal, comprar um carro novo em uma concessionária costuma ser mais caro do que comprar um usado com um modelo semelhante.

Com essas dúvidas em mente, neste artigo resumimos tudo o que você precisa considerar para tomar a melhor decisão.

Continue a leitura conosco.

Carro 0km

Ter um carro novo pela primeira vez é uma experiência muito boa, não é por acaso que muitos brasileiros sonham em comprar seu carro 0k e sentir o cheirinho de carro novo.

No entanto, um ponto sensível deve ser levado a sério: só para tirar um veículo de uma concessionária resultará em uma desvalorização de aproximadamente 15% do valor, dependendo do veículo.

Isso é causado por vários fatores. Primeiro, as montadoras atualizam seus modelos ano após ano. Portanto, quando você compra carro zero, você definitivamente irá desfrutar das últimas atualizações do modelo.

No entanto, esse não é o único benefício de comprar um novinho.

Listamos a seguir as vantagens e desvantagens mais importantes desse tipo de investimento, e também compilamos algumas dicas que você deve levar em consideração na hora de comprar um carro zero.

Vantagens

Ao adquirir um veículo zero, o comprador pode garantir que o veículo está em bom estado, pois a possibilidade de problemas com o carro novo é insignificante, o que pode originar custos inesperados na oficina.

Obviamente, a manutenção regular é necessária para mantê-lo em boas condições, mas isso está incluído no custo do manual e de tabela.

Além disso, como as montadoras controlam estritamente a qualidade do serviço prestado em seus concessionários, os compradores podem ter certeza da procedência do carro, sendo quase impossível comprar um veículo roubado ou com problemas ocultos.

O carro que acaba de sair da concessionária também conta com diversas garantias completas do fabricante, inclusive de que não foi capotado, não passou por qualquer manutenção ou desgaste e está pronto para sair do jeito que você quiser.

Outro ponto a considerar é que os compradores precisam lidar com menos burocracia para colocar seu carro novo em funcionamento.

Ao comprar um carro usado, o comprador deve reservar um tempo para transferir os documentos e realizar uma inspeção.

Situações que os proprietários de carros novos não enfrentarão, já que as concessionárias simplificam o processo.

Desvantagens

Infelizmente, embora comprar um carro zero seja uma ótima experiência, existem algumas desvantagens.

A principal razão é a desvalorização sofrida após o registro. Retirar um carro da concessionária depreciará seu valor em cerca de 15% do valor pago na compra.

Além disso, é normal que os carros desvalorizem muito nos primeiros três anos. Portanto, se você tem interesse em trocar de veículo durante este período, é recomendável reconsiderar melhor sua escolha.

Não é por acaso que os educadores financeiros veem o carro como um fardo porque está relacionado apenas ao custo.

Carro seminovo

Um carro seminovo é um automóvel que foi usado por poucos anos por seu proprietário anterior.

Muitos especialistas acreditam que um carro usado é uma compra mais consciente e lucrativa.

Como outra pessoa já fez uso do veículo, geralmente você pode encontrar bons negócios a um preço mais barato.

Como os carros de até 3 anos de vida útil ainda estão em boas condições, os compradores podem se beneficiados na compra de carros que não requeiram um investimento significativo em manutenção.

Com o valor que você investiu no carro zero, você também pode investir em um modelo melhor, mais equipado e confortável, mas que já foi usado.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados antes que a transação seja concluída.

A seguir estão as principais vantagens e desvantagens de comprar um carro usado.

Vantagens

A maior vantagem de comprar um carro usado é sem dúvida o preço de compra, pois este tipo de veículo já desvalorizou, pois não é novo e é fácil encontrar descontos no mercado.

Em muitos casos, o produto adquirido tem garantia de fábrica de vários anos.

Com o dinheiro necessário para comprar um carro novo, você pode comprar um carro usado mais moderno, com um motor melhor e mais equipamentos.

Além disso, as pessoas que têm o hábito de trocar de veículo tendem a sofrer menos com a depreciação.

Mesmo que a experiência de direção do motorista não seja muito boa, um carro usado é uma boa escolha, afinal, a falta de experiência muitas vezes leva a pequenos acidentes, que desvalorizam ainda mais o veículo.

Portanto, para quem vai comprar seu primeiro carro não vão adquirir muitos prejuízos.

Desvantagens

No entanto, existem algumas desvantagens a serem observadas. Uma vez que outras pessoas já utilizaram o veículo, o proprietário anterior pode não ter cuidado de forma adequada.

Portanto, nem todos os carros usados ​​são vendidos em perfeitas condições, fazendo com que os compradores se preocupem com outros fatores além do preço.

É importante saber que é quase impossível encontrar dois carros que atendam a esse padrão nas mesmas condições, pois geralmente possuem quilometragem arredondada e desgaste de peças diferentes.

Ao procurar um carro usado, existem alguns detalhes importantes a serem considerados:

  • Ao comprar, busque a ajuda de alguém que conheça melhor sobre veículos, como um mecânico de confiança;
  • Se a concessionária vende carros usados, verifique os documentos;
  • Ao comprar um carro seminovo, verifique se ele vem de alguém em quem você confia;
  • Avalie você mesmo o carro, procurando amassados ​​ou arranhões.

Conclusão

Como você pode ver, há muitos fatores a serem considerados ao decidir se deve comprar um carro novo ou um carro usado.

Mesmo que seja mais barato comprar um carro usado, às vezes a realização do sonho de um carro novo fala muito mais alto, o que justifica todo o investimento.

Agora me diga o que você prefere: comprar um carro novo ou um carro usado

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta