Guia do Comprador do Carro Seminovo: saiba a diferença entre SUV, Hatchback, Sedan, Coupé e Crossover

Guia do Comprador do Carro Seminovo

SUV, Hatchback, Sedan, Coupé e Crossover

Para você que pretende comprar um carro, seja ele carro seminovo ou zero, é essencial saber quais as diferenças entre os diversos tipos.

A maioria das pessoas conhece apenas a diferença entre o hatch e o sedan, mas há muito mais para ser falado sobre o tema.

A partir de agora, você vai começar a conhecer os tipos distintos de carros e assim vai entender qual o melhor de acordo com os seus objetivos.

Acompanhe!

SUV

O primeiro tipo de carro que veremos aqui é o SUV, sigla de Sport Utility Vehicle, que quer dizer “veículo utilitário esportivo”.

O enquadramento de um veículo dentro dessa categoria precisa envolver características diversas, como a robustez e também o estilo dele.

Esse tipo de carro possui a capacidade de adaptar-se aos mais distintos terrenos, o que é explicado pelo fato de eles serem bem mais arrojados, mais altos e mais robustos, além da maior estabilidade e de todo o conforto que proporcionam.

Os veículos SUV também possuem motores muito mais potentes e até tração 4 por 4, no caso de alguns modelos específicos.

Se você deseja um carro seminovo ou zero quilômetro para curtir a vida sempre ao ar livre e estar viajando em seu próprio veículo, com o maior conforto e segurança, essa é a opção certa.

 

Hatchback

O modelo hatchback, ou apenas hatch, trata-se daquele que é mais popular aqui no Brasil, tendo como característica principal a parte traseira que é compactada, apesar de ele manter a largura que tem o carro sedan.

O hatch mantém um bom espaço interno também, sem que haja um comprometimento do consumo do combustível, algo que ocorre nos modelos SUVs.

O Hatchback, por outro lado, tem um porta-malas com um tamanho bem mais reduzido, quando em comparação com o sedan, por exemplo, o que impacta quem deseja um veículo para viajar.

Se seu objetivo é ter um carro que no dia a dia torne mais fácil manobrá-lo ou estacioná-lo, então o hatch é o certo, pois o foco do seu desenvolvimento foi o uso urbano.

 

Sedan

Os carros sedans também são muito comuns no dia a dia, sendo conhecidos pela sua traseira mais comprida.

Esse tipo de carro é dividido em três partes ou volumes, que são a frontal (ou o bloco do motor), a parte onde ficam os passageiros e o volume do porta-malas.

Em comparação com o hatch, ele é um modelo bem mais espaçoso e muito confortável, por isso muitas pessoas que vão comprar o primeiro carro, zero ou seminovo, optam por ele.

 

Coupé (ou carro conversível)

Esses também são carros famosos, mas menos acessíveis de forma geral, tendo um valor mais alto.

Os coupé, ou conversíveis, são veículos muito compactos, bastante curtos e pequenos, sendo que o teto conversível é justamente sua característica principal.

Ele é um carro com modelo bastante inovador, mas que tem algumas restrições, como o caso o banco traseiro, limitando assim a sua praticidade no dia a dia.

Além disso, o próprio porta-malas, em alguns modelos, sequer existe e em outros é muito pequeno.

 

Crossover

Os veículos crossover são muito confundidos com os SUV, mas eles distinguem-se em alguns aspectos.

Esse termo crossover foi criado para poder classificar esses veículos que eram fabricados tendo como base os carros de passeio com adaptações, fazendo eles adquirirem características de um SUV.

Esses carros, conhecidos como CUV, ou veículo utilitário crossover, nada mais são do que aqueles que possuem cruzamentos de diversos estilos de carrocerias.

Sendo assim, eles combinam estilos de dois ou de mais veículos, fazendo com que sejam bastante diferenciados.

 

Conclusão

Como você viu, no momento de comprar seu veículo, seja ele seminovo ou zero, é importante conhecer as diferenças principais entre os tipos de carro.

Neste texto, você pôde ver um pouco mais sobre as diferenças gerais entre os tipos principais, de modo que assim poderá tomar a sua decisão de forma mais assertiva.

Gostou do artigo de hoje sobre o guia do comprador, saiba a diferença entre os tipos de carro?

Deixe um comentário