Aprenda como funciona a potência de um automóvel

Você com certeza já ouviu alguém falando sobre a potência de um carro. Você pode até não ter ouvido o termo “potência”, e sim a quantidade de cavalos que o automóvel possui. Este assunto pode vir à tona quando você precisar comprar um carro e quiser avaliar sua qualidade, por exemplo.

Mesmo tendo ouvido esses termos uma centena de vezes, você ainda não faz ideia do que é a potência de um carro? Fique tranquilo, pois o objetivo do artigo de hoje é te ensinar tudo que você precisa saber sobre esse assunto!

O que é a potência de um automóvel?

Nada mais é, do que o trabalho que o motor tem para atingir uma velocidade em um determinado período de tempo. Por exemplo, um carro com potência alta pode chegar a 100 km por hora em uma velocidade impressionante!

Em suma, e de forma muito simplista, ela é a capacidade de aceleração que um carro tem. Porém, para calculá-la, precisaremos abordar outro conceito também importantíssimo dentro deste assunto: o torque.

O torque é a força que o motor utiliza para se movimentar. Então, nesse caso, quanto maior for a carga de um caminhão, maior deverá ser o torque do motor para que o trabalho seja cumprido de maneira correta.

Como funciona?

A potência funciona através da multiplicação do torque pela velocidade do motor para movimentar, em outras palavras, rotações por minuto. Logo, a equação será:

Potência = Torque x Rotação por minuto

Para fazer a medição da potência e do torque, o instrumento utilizado é o dinamômetro. Além disso, a unidade de medida é o cavalo, ou cavalo-vapor. Seu nome e medida remontam a capacidade de kg por pés que um cavalo conseguiria transportar durante o intervalo de um minuto: 150 kg por 30 m.

Esperamos que esse artigo tenha sanado todas as suas dúvidas sobre o assunto! Contudo, caso você esteja buscando um carro com potência excelente e por um custo benefício incomparável, venha conhecer melhor a UP Veículos!

Nós podemos te ajudar e te informar sobre tudo que você precisar. Entre em contato conosco!

Deixe um comentário